Time Opus cria onboarding de equipe personalizado para projeto em fintech de soluções logísticas

Novo processo auxilia na integração e alinhamento de novos membros, acelerando a entrada no projeto

Curva de aprendizagem reduzida para 2 semanas

Melhora na produtividade de novos membros

Mais integração e interação com o time

O novo onboarding acelera a entrada de novos membros ao time, de forma que consigam ter uma visão ampla do contexto do negócio e funcionalidades da plataforma, além de se integrar com mais facilidade com o restante da equipe.

Desafio

Faz parte do dia a dia receber novos membros no time, com um projeto já em andamento.
Porém, isso significa que:

  • Os novos profissionais vão precisar de tempo para se incorporarem ao time, entenderem o contexto e as características do negócio;
  • Os recém-chegados ao time podem se sentir inseguros na hora de sanar dúvidas, sobrecarregando o time nas entregas.
  • A falta de comunicação pode gerar conflitos e confusão nos papéis;


Um onboarding, quando feito de forma desestruturada, pode atrasar o entrosamento e prejudicar a performance do time como um todo. Assim, o nosso time identificou a necessidade de melhorar esse processo, para acelerar a entrada dos novos membros.

Soluções

O Onboarding foi estruturado para que em apenas 2 semanas, já fosse possível integrar novos membros ao time e ao projeto, incluindo tanto a parte técnica, quanto a parte social, para membros da Opus e do cliente.

Ele inclui as seguintes atividades:

  • Mergulho no contexto do negócio e formação técnica, por meio de cases e exercícios práticos;
  • Clara apresentação dos papéis;
  • Criação de um ambiente de confiança;
  • Processos que estimulem integração e sinergia entre o time.

Resultados

O tempo de entrada de uma nova pessoa no projeto caiu para cerca de 2 semanas.

Todos os aprendizados absorvidos no onboarding trouxeram a segurança necessária para o novo membro e restante do time, possibilitando um grau de autogerenciamento logo nas primeiras semanas. Time e líderes identificaram queda no tempo de interrupção e melhora na velocidade e qualidade das entregas dos novos membros.

Inclusive, o sucesso do processo fez com que ele fosse replicado em outros projetos, por equipes internas do clientes.

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