Cloud Computing – Aplicação e Estratégia

Cloud Computing – Aplicação e Estratégia

Cloud Computing já passou de mera tendência para a realidade. Nesse contexto, é um desafio para o CIO identificar quando é a hora certa de utilizar essa nova ferramenta, migrando algumas de suas aplicações para “a nuvem”.

No entanto, a grande questão – que engloba qualquer nova tecnologia – é saber não somente quando, mas como e para que ela deve ser utilizada. Cloud nada mais é que uma ferramenta, portanto é importante que ela seja colocada dentro de uma estratégia de TI e que esta também esteja alinhada com a estratégia do negócio.

Para citar um exemplo, uma vantagem de sua utilização é a possível redução de custos. Contudo, apenas esse fator não é o suficiente para a tomada de decisão de qualidade. É necessário levar em conta outros aspectos, como a segurança da informação e a privacidade dos dados. Além disso, como a aplicação fica hospedada fora da empresa, se algo acontecer com o servidor, não será possível acessá-la por tempo indeterminado.

Como sempre, a questão que acompanha as tecnologias é saber identificar quando e como sua utilização é vantajosa ao negócio. Todas as ferramentas podem ou não ser vantajosas, tudo depende de como serão utilizadas.

E você, o que acha? Já construiu uma estratégia para o uso das ferramentas de Cloud?

 

Prévio
Próximo
The following two tabs change content below.
A Opus é uma Empresa de Desenvolvimento de Software com mais de 300 cases de sucesso em diversas áreas. Atua há mais de 25 anos no Desenvolvimento de Software sob encomenda, para médias e grandes empresas.

Share This

Share this post with your friends!