Opus:
Software levado a sério

Buscamos relacionamentos sólidos e duradouros.

Gostamos de desafios. Entender os objetivos de negócio de nossos clientes e coproduzir soluções de software aderentes a esses objetivos.

Na primeira oportunidade em que nos reunirmos, você perceberá que somos uma empresa diferente. Que realmente tem interesse em entender sua empresa, seus objetivos e, a partir daí, desenhar um conjunto de serviços adequado às metas, prazos e orçamentos.

Antes de iniciar qualquer desenvolvimento, investimos o mesmo tempo que nosso cliente pode investir na análise das possíveis soluções e na escolha da melhor alternativa de trabalho (considerando questões de metodologia, documentação, prazos, tempo de subida em produção, orçamento disponível e equipes de ambas empresas). Integramos técnicas de PMBOK, SCRUM e Design Thinking de modo a desenvolver soluções de forma ágil – mas com os controles que são necessários de acordo com o escopo do projeto.

300 bons motivos para contratar a Opus.

Desenvolvemos mais de 300 projetos bem sucedidos ao longo dos últimos 30 anos, em geral para empresas de médio e grande porte ou startups.

Equipes Motivadas.

Colaboradores - Desenvolvimento de Software Opus

Nossos colaboradores se engajam com os projetos de nossos clientes, buscando viabilizar entregas nos prazos contratados e com qualidade acima da expectativa. Resultados:

  • Desenvolvimentos com Planejamento e Controle, para você garantir prazos, escopo e requisitos;
  • Entregas frequentes e trabalho em equipe, para você acompanhar tudo de perto.
  • Acompanhamento de homologação e produção para você ter a tranquilidade que merece.

A Opus é uma das melhores empresas de TI para se trabalhar no país, reconhecida de 2011 a 2015. Isso motiva ainda mais nossos colaboradores.

Colaboradores - Opus Software: melhores empresas para se trabalhar
Adobe Experiece Manager (CQ5)

Desenvolvemos sites e aplicações envolvendo WEB e dispositivos móveis (APPs)

Aplicações de negócios críticas e complexas, envolvendo Big Data, Business Analytics, BI, CQ5 e Cloud Computing – só para dar alguns exemplos. Em plataformas Java e .Net/Xamarin, bem como utilizando bibliotecas consagradas de Open Source.

Amazon Web Services - AWS

Microsoft Partner - Gold

Adobe Experience Manager - Solutions

Gostamos de desafios e queremos trabalhar com sua empresa em qualquer estágio do seu desenvolvimento de software!

Conheça nossos serviços!

Vamos conversar!

Vamos trabalhar juntos num projeto de desenvolvimento de software?

Se você tem um projeto complexo pela frente, teremos prazer em colaborar.

Vamos conversar!

Perguntas típicas

A Opus trabalha com metodologias ágeis de desenvolvimento de software?
Sim – e não poderia ser de outra forma. Para nós é fundamental atender às expectativas e necessidades de nossos clientes, sem deixar de atentar para restrições de ordem orçamentária e tempos de entrega cronogramados. Por vezes é preciso utilizar conceitos de mais de uma metodologia para satisfazer esses requisitos. Em outras palavras, uma metodologia específica não pode ser uma “camisa de força” que amplie custos ou prazos de desenvolvimento quando esses são fatores extremamente críticos no desenvolvimento.
A Opus faz qualquer tipo de desenvolvimento de aplicação mobile?

Do ponto de vista técnico, temos capacitação para desenvolver qualquer tipo de aplicação em dispositivos mobile. Do ponto de vista prático, como trabalhamos com grandes e médias empresas, as aplicações que tipicamente desenvolvemos são APPs que se integram aos demais serviços dessas empresas, fazendo usos de dados que estão em sistemas transacionais e permitindo que dados capturados nesses dispositivos sejam entregues a diversos sistemas como ERP, CRM, etc. Nossos aplicativos estão mais voltados a redes formadas por clientes e ou por segmentos da empresa como equipes de vendas, suporte ao cliente, supervisão de campo e mesmo colaboradores do staff, que passam a compartilhar novas informações a partir de seus dispositivos.

Sob a ótica do cliente final, encaramos as aplicações mobile como uma das mais fortes interfaces que a empresa hoje pode ter, oferecendo serviços de pós-venda, assistência, novos produtos e serviços, dicas de uso etc. – sendo um canal de comunicação contínuo e poderoso entre a marca e o cliente.

As aplicações mobile se integram às demais aplicações Web?
Sim – e hoje não poderia ser diferente. O cliente quer ter a mesma experiência de uso nos seus computadores pessoais e nos seus dispositivos móveis. Por exemplo, para grandes empresas utilizamos a ferramenta Adobe Experience Manager (CQ5), que uniformiza essas experiências em qualquer dispositivo, em qualquer idioma e permite a utilização dos ativos de marketing digital produzidos também em qualquer dispositivo. Isso viabiliza campanhas de marketing digital que podem ser implantadas com maior rapidez e que podem ser alteradas de acordo com o perfil de uso de cada cliente especificamente.
A Opus trabalha como uma 'Fábrica de Software'?

Definitivamente, não. O conceito de fábrica de software é decorrente da visão da era industrial, com mudanças muito lentas, em que podia especificar um produto e produzi-lo estritamente em função dessa especificação, independentemente até do mercado e dos clientes. Estamos na era digital, em que a capacidade de adaptação às mudanças e a agilidade para mudar são tão ou mais importantes que as especificações em si.

Nosso trabalho procura quebrar o desenvolvimento em ciclos de trabalho curtos (sprints), que fornecem para nossos clientes o máximo de valor agregado que os sistemas precisam entregar em termos de serviços digitais. Sabendo que ciclos futuros poderão vir a exigir mudanças nas especificações originais, em função das mudanças de mercado e até das regras de negócio. Numa economia praticamente digital, um ano de desenvolvimento, por exemplo, é uma janela de tempo muito grande para se trabalhar com especificações totalmente congeladas. O trabalho da Opus Software consiste em estar próxima ao cliente, o tempo todo, cocriando as soluções necessárias e adequadas ao seu negócio.

A Opus trabalha com alocação de mão de obra?

Não. Acreditamos que um desempenho superior na atividade de desenvolvimento de software é resultado de três aspectos fundamentais: (1) Qualificação e experiência da equipe, (2) métodos adequados e (3) cultura empresarial voltada para a excelência e compromisso com resultados. Dessa maneira, não acreditamos em equipes formadas às pressas, sem entrosamento e sem compromisso com o resultado final de seu trabalho. É dentro do ambiente da Opus Software que os profissionais exercem sua maior produtividade, e cada projeto incrementa o entrosamento de nossa equipe. A Opus Software oferece duas modalidades para o desenvolvimento de software:

  • Projeto de Software – A partir de uma visão e escopo é elaborada uma especificação funcional de alto nível e um protótipo funcional e são estabelecidos prazos e recursos financeiros. É definido um planejamento de releases e as entregas são realizadas de acordo com o cronograma especificado. Em função da complexidade das integrações com outros sistemas, pode ser realizado um projeto de integração independente, com recursos e cronograma específicos.
  • Célula de Desenvolvimento de Software – Em função do problema a ser resolvido é definida uma equipe com a capacitação e experiência necessárias, e é estimado um prazo mínimo para a obtenção dos resultados esperados. Nessa modalidade, os métodos ágeis são utilizados em sua plenitude. O desenvolvimento é dividido em ciclos curtos – com duração entre duas e quatro semanas – denominados de sprints, e ao final de cada ciclo uma versão funcional do sistema é entregue. Realiza-se então o planejamento do próximo ciclo, priorizando a funcionalidade pelo valor que ela representa para o resultado final. Cada planejamento naturalmente incorpora o melhor entendimento do problema sendo endereçado e as eventuais mudanças no cenário de negócios, permitindo um incremento na produtividade das atividades e na qualidade da solução sendo desenvolvida. Dessa maneira, o resultado final incorpora o aprendizado obtido durante o desenvolvimento do projeto.