Virtualização e Cloud Computing são termos muitas vezes usados como se fossem a mesma coisa. E são? Vejamos.

Virtualização de servidores é uma forma de se otimizar o uso das CPUs fazendo com que vários servidores virtuais, sob o controle de um hypervisor (monitor das máquinas virtuais), possam rodar sobre o mesmo hardware. A Virtualização, ao simular ambientes autônomos em uma mesma máquina física, diminui a necessidade de hardware, de espaço físico e de energia. Além disso, os servidores virtuais, por poderem ser facilmente movidos entre máquinas físicas, favorecem a manutenção.

Cloud Computing é um conceito mais amplo: contém a ideia de utility computing (cobrança por uso e demanda), em que usuários pagam pelo processamento, armazenamento e transferência de dados de acordo com o que usam (da mesma forma que pagamos água, eletricidade ou telefonia).

A grande confusão entre os dois termos acontece porque na implementação atual de Cloud Computing usa-se a Virtualização de servidores, componente essencial e responsável pelo dinamismo com que os ambientes virtuais dos usuários são ampliados ou reduzidos conforme a solicitação dos recursos.

Cloud Computing e Virtualização. São uma mesma coisa?

Não que Cloud Computing exija o uso de Virtualização: pode-se implementar uma solução de Cloud Computing usando apenas máquinas físicas. Porém, isso evidentemente tornaria a solução pouco ágil e o gerenciamento dos recursos bem menos eficiente. *

Cloud Computing e Virtualização não são, portanto, a mesma coisa. Há uma importante relação entre ambos, pelo fato de a Virtualização  ser uma das principais tecnologias de implementação de Cloud Computing. É mais ou menos como a relação entre automóveis e injeção de combustível: ainda que a injeção de combustível seja uma das principais tecnologias dos automóveis modernos, não podemos dizer que os dois sejam a mesma coisa. Simples, não?!

* Veja também matéria sobre Aplicações com picos de Processamento.


Transferência de dados na Nuvem
Afinal, o que é Computação em Nuvem? E o que não é?

Compartilhe

Compartilhe este post com seus amigos