A popularização da geolocalização ocorreu com a chegada dos smartphones e já pode ser considerada uma das maiores tendências atuais. Esse movimento tanto pode ser aproveitado para uso pessoal, quanto para pequenas e grandes empresas ganharem novos consumidores.

Para grandes e médias empresas, a utilização desse conceito está baseada no viés estratégico do negócio, ou seja, no uso das informações obtidas como forma de ganho competitivo. Com o domínio dessa ferramenta, é possível tomar decisões com bases mais concretas e mensuráveis.

Através dessa ferramenta, uma rede de franquias pode, por exemplo, mapear a localização de cada um de seus clientes, visualizando com clareza se existem áreas onde há grande concentração de clientes que precisam se deslocar por grandes distâncias até encontrar a franquia mais próxima. Dessa maneira, a decisão acerca do local para abrir uma nova franquia se apresenta de forma mais clara, diminuindo a probabilidade de erro na tomada de decisão.

Seguindo essa tendência, só que no viés do uso individual do conceito, aplicativos foram criados para tirar proveito dessa nova tecnologia.Exemplo disso é o Foursquare rede social baseada em geolocalização. O usuário, ao chegar a seu destino, publica sua localização (realizando check-in no programa) e fica sabendo quais amigos e quais estabelecimentos estão próximos de sua localização. Esse aplicativo, aparentemente simples, está mudando a forma de pequenas empresas anunciarem e se comunicarem com seus prospects.

GEOLOCALIZAÇÃO F1

O investimento em mídias tradicionais há tempos não traz os resultados esperados para as pequenas empresas. Com a utilização do Foursquare, novas possibilidades de interação com o cliente são possíveis. Pequenos comércios, a fim de atrair novos clientes, incentivam a visita ao seu estabelecimento, oferecendo promoções exclusivas aos usuários do sistema.

Outro aplicativo baseado em geolocalização é o Google Latitude. Lançado em fevereiro deste ano, é uma nova ferramenta que permite ao usuário o compartilhamento de sua localização com seu grupo de amigos, ao mesmo tempo que permite a visualização, através do Google Maps, de onde os amigos de sua rede estão naquele momento.

GEOLOCALIZAÇÃO f2

A novidade apresenta também um controle de privacidade, pois o compartilhamento depende da vontade do usuário e é possível a escolha entre postar sua localização apenas para seus amigos ou abertamente na internet.

Veja mais detalhes nesse link do Youtube

 

Softwares legados – O pé no freio de sua empresa
CEO, CIO e o foco de negócio de TI

Compartilhe

Compartilhe este post com seus amigos