O que é GDPR?

Você provavelmente se deparou com a sigla GDPR ultimamente.

Mas o que é GDPR?

GDPR significa General Data Protection Regulation (Regulamento Geral de Proteção de Dados em tradução livre), um novo conjunto de regras de privacidade que entrará em vigor na União Europeia a partir de 25 de maio de 2018.

Apesar de não ser uma regulamentação no Brasil, ela pode afetar muitas empresas por aqui.

Entenda mais:

Quais são os objetivos do GDPR?

O GDPR tem três principais objetivos:

  • Padronizar as regras de proteção de dados da Europa;
  • Certificar de que as empresas estejam cientes de suas responsabilidades quanto aos dados pessoais;
  • Oferecer aos cidadãos controle sobre como seus dados estão sendo usados.

Este último ressalta a prioridade da legislação sobre a privacidade das pessoas. Com o GDPR, entenda o que os cidadãos terão de benefícios: uma definição mais rigorosa sobre a gestão de consentimento destes dados; mais acesso e controle sobre o armazenamento e processamento deles; e mais transparência em relação ao uso depois da coleta.

Por que essa regulamentação é necessária?

A atual regulação chamada Data Protection Directive está funcionando desde 1995 e, após 23 anos, uma modernização se mostrou necessária. A decisão foi instituída pelo Parlamento Europeu, Conselho da União Europeia e Comissão Europeia para melhorar a proteção de dados dos indivíduos.

Como o GDPR afeta seu negócio?

O seu negócio será afetado pelo GDPR caso você processe ou colete dados pessoais de cidadãos europeus. Independentemente do local em que a sua empresa está situada, se você utiliza dados de pessoas da Europa, com certeza, sua companhia será impactada.

É importante que até 25 de maio de 2018, todas as empresas já estejam em conformidade com o GDPR. A dica é iniciar um aprofundamento para estar preparado quando a nova legislação entrar em vigor. Neste portal, você encontra tudo o que precisa saber sobre a mudança.

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