Com o intuito de criar valor para o negócio e resolver o problema de tempo no gerenciamento de projetos, muitas empresas estão utilizando métodos ágeis. Um deles é a metodologia Scrum.

Observando essas novas tendências, a Opus desenvolveu uma aplicação para facilitar o planejamento do projeto.

O Opus Droid SCRUM Poker é uma aplicação de planning poker desenvolvida para a plataforma Android e tem como objetivo possibilitar que a equipe faça as estimativas de esforço para o desenvolvimento, sem precisar estar fisicamente reunida. Ele funciona como o planning poker tradicional, em que o usuário coloca na mesa a carta que representa a complexidade estimada de determinada tarefa, para representar aproximadamente o tempo de duração desta. Por exemplo, se em parte do projeto é preciso que se desenvolva alguma funcionalidade, como  o login para um sistema, cada integrante da equipe coloca um número que represente a dificuldade e o tempo que levará para realizar aquela tarefa. Se os números forem muito díspares, haverá uma discussão para chegar a um consenso.

Esse método, conhecido como planning poker, é comumente utilizado com um baralho físico, o que exige que todos os envolvidos estejam presentes no mesmo ambiente para a discussão. Com o novo aplicativo, essa exigência não existe mais. Por ser um “jogo” remoto, torna-se possível acessar a “sala” de qualquer lugar.

O aplicativo Opus Droid SCRUM Poker também permite que o usuário crie listas de tópicos, para que nada seja esquecido durante a reunião. É também possível editar e acrescentar tópicos, facilitando, assim, a organização.

opus droid F1

Este software foi desenvolvido pela Opus para uso interno, já utilizando os tablets para trazer vantagens para a empresa.

 

Um tiro certo utilizando mobilidade e Android
IBM Research falará no Observatório de INOVAÇÃO da USP

Compartilhe

Compartilhe este post com seus amigos