Uma das questões mais recorrentes para quem está pensando em adotar a tecnologia de cloud computing é saber os custos envolvidos. A pergunta mais comum é exatamente essa: Quanto custa um servidor na Amazon? De maneira geral, mesmo se tratando de um novo modo de alocar recursos computacionais, as pessoas buscam uma referência partindo do modelo ao qual estão acostumadas. E o padrão existente é aquele oferecido pelos data centers tradicionais, o custo de um servidor com determinada configuração, com uma banda Internet pré-definida, um certo espaço em disco e por aí vai.

Acontece que responder a essa pergunta nem sempre é tão simples assim. Há vários parâmetros que normalmente se utiliza para se dimensionar o custo de uma solução em nuvem. A Amazon Web Services, por exemplo, oferece ao usuário uma calculadora que engloba todos os possíveis parâmetros envolvidos na precificação exata, incluindo detalhes que exigem grande conhecimento técnico, tais como a previsão da quantidade de operações de entrada e saída por segundo, número de Elastic IPs adicionais, volume de transferência de dados entre regiões, número de balanceadores elásticos de carga, etc. Ou seja, a coisa pode ficar bem complicada.

Reconhecendo a necessidade que os clientes têm de obter uma estimativa de custo realista de um servidor rodando na Amazon para fins de análise e comparação, a OPUS Software desenvolveu uma calculadora super simplificada que responde de maneira direta a essa pergunta: Quanto Custa um Servidor na Amazon? Oferecendo uma interface de uso simples, a calculadora permite indicar os parâmetros básicos envolvidos nessa precificação: tamanho da máquina (indicando o poder de processamento desejado e a quantidade de memória), sistema operacional, espaço em disco, estimativa de tráfego Internet e quantidade de espaço para backup. E a estimativa de valor é apresentada na hora. Além disso, a ferramenta oferece a possibilidade de se solicitar um e-mail com o detalhamento do orçamento. Simples, rápido, fácil.

QUANTO CUSTA UM SERVIDOR_F1

A iniciativa da OPUS, batizada de NUBEXPRESS, visa auxiliar o mercado na adesão à tecnologia de cloud computing. Para acessar a calculadora, visite o endereço www.nubexpress.com.br. O site é aberto e o serviço é gratuito.

 

Oracle Cloud Computing – Vale a Pena Apostar?
Como a OPUS cuida de todo o processo de implantação de Cloud Computing.

Compartilhe

Compartilhe este post com seus amigos