Ao trabalhar com um banco em transformação digital, enfrentamos o desafio de migrar mais de 80 serviços em SOA para uma estrutura de microsserviços em nuvem.
O setor bancário é um dos segmentos de mercado mais consolidados no Brasil, porém, com o aumento da competição causado pelas fintechs, surgiu a necessidade dos bancos modernizarem suas ofertas.
Nesse contexto, o banco em questão adotou a estratégia de ofertar seus produtos de crédito por canais digitais próprios, e através de parceiros, como fintechs e plataformas.
Para suportar essa visão foi necessário reestruturar toda a infraestrutura de software do banco, migrando de uma estrutura SOA para microsserviços. O processo foi realizado gradualmente, sem interromper a operação, e permitiu que a nova estrutura fosse capaz de suportar dinamicamente aumentos exponenciais de transações e influxos.
A solução desenvolvida criou as bases tecnológicas para o novo posicionamento do banco, reduzindo custos operacionais significativos, e aumentando a velocidade dos trabalhos com integrações.
Os negócios gerados por essa mudança colocaram rapidamente a empresa em um novo patamar, sendo um dos principais cases de transformação digital dentro do setor financeiro no Brasil.
As principais tecnologias usadas foram Spring Boot, Docker, Kubernetes e Istio.
opus software better for microservices
+80 serviços
migrados de SOA para Microserviços