DevOps: o que é e quais são os benefícios dessa abordagem?

O conceito do DevOps se baseia na integração entre as equipes de desenvolvimento e operações, visando otimizar e agilizar a criação e o gerenciamento da estrutura das aplicações. A abordagem envolve a combinação de filosofias culturais, ferramentas e práticas para a busca da máxima qualidade na experiência do usuário.

A abordagem do DevOps

Hoje, a presença dos softwares não está mais limitada a apenas uma atividade das organizações. Cada vez mais, os softwares estão presentes em diversas áreas de uma empresa. Junto a essa transformação, nasce a necessidade de adotar novas abordagens e processos para lidar com a tecnologia de forma mais eficiente do ponto de vista operacional.

Nesse contexto, o DevOps surge com objetivo de eliminar as barreiras entre operações e desenvolvimento de software. Trabalhando de forma alinhada, as equipes passam a pensar na organização de uma forma mais sistêmica e focar nas necessidades dos clientes finais.

Não só a produtividade dos programadores, mas também a confiabilidade das operações aumentam.

Sendo assim, a  integração entre as equipes envolvidas traz como principal benefício a automatização de procedimentos, que antes costumavam ser feitos de forma lenta e manual, agilizando as atualizações e podendo até aumentar o ciclo de vida da aplicação.

DevOps na prática

Os engenheiros responsáveis pela aplicação acompanham por completo todo o seu ciclo de vida, que passa por: desenvolvimento, testes, implantação e operações.

Dito isso, as principais práticas envolvidas no Devops podemos citar a integração e entrega contínua, implementação de microsserviços, monitoramento e registro em log além de infraestrutura como código.

Benefícios do DevOps

Segurança

Quando se é utilizada a infraestrutura e a política como código, pode-se definir e rastrear a conformidade em escala, garantindo a segurança das operações;

Confiabilidade

Bem como com o monitoramento e registro em log, é possível acompanhar em tempo real o desempenho do software, podendo identificar eventuais erros. Além disso, a integração e a entrega contínua viabilizam automatizar testes das alterações;

Colaboração entre as equipes

Também a integração entre as equipes deixa todo o desenvolvimento mais eficiente. Com seus fluxos de atividades combinados e compartilhamento de responsabilidades, a cultura de DevOps reduz erros e economiza tempo de serviço;

Escala

Além disso, com a automação de muitos processos, o gerenciamento de sistemas complexos ou dinâmicos em escala é simplificado, aumentando a eficiência e reduzindo os riscos.

Entrega mais rápidas

A integração e entrega contínua automatizam o processo de lançamento de software, o que contribui para a disponibilização de funcionalidades e produtos novos para os usuários com mais frequência;

Velocidade

Por fim, inovações mais rápidas e, consequentemente, melhores resultados comerciais. Com o modelo de DevOps, as equipes ganham mais autonomia para lançarem atualizações de forma mais fluida e rápida.

projetos ágeis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Insights de tecnologia para você!

Não compartilharemos seu e-mail com terceiros e também prometemos não enviar spams. Ao informar seu e-mail, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Conteúdos relacionados

Veja nesse artigo de Edison Kalaf, sócio diretor da Opus Software, como a TI não é apenas operacional, mas um agente ...
Confira como funciona a Inteligência Artificial Geral, os impactos sociais e éticos dessa tecnologia e o que podemos ...
Veja nesse artigo como evitar drawbacks e interrupções de serviço ao utilizar Kubernetes, maximizando a eficiência.