pwa

O que é PWA (Progressive Web Apps)?

Apesar de recentes, os PWA (Progressive Web Apps) estão sendo rapidamente adotados pelo mercado. Um dos principais motivos é que essa tecnologia pode ser uma boa alternativa ao desenvolvimento de aplicativos nativos.

Dos apps existentes na App Store, apenas 40% deles foram baixados, e somente 25% dos que chegam aos celulares e tablets são usados.

Isso não quer dizer que os aplicativos não tenham mais espaço. Para muitos negócios os apps ainda fazem muito sentido.

No entanto, construir um aplicativo muitas vezes é uma solução muito cara para determinadas iniciativas, e o PWA acaba sendo uma alternativa mais barata para lançar e testar produtos.

Mas o que é PWA (Progressive Web Apps)?

De modo geral, os Progressive Web Apps são uma metodologia de desenvolvimento, que tornam a experiência de uso de uma página web pelo celular semelhante a de um aplicativo mobile.

Trata-se, portanto, de uma evolução híbrida entre um aplicativo e uma página web.

Vale comentar que a visão original de Steve Jobs, o co-fundador da Apple, era de que os aplicativos fossem aplicações web.

As principais características dos PWA são:

  • Podem ser usados independente do browser ou dispositivo;
  • Funcionam offline;
  • Enviam push notifications;
  • Permitem que o usuário adicione um ícone na tela principal do smatphone;
  • Atualizam automaticamente;
  • E oferecem uma experiência parecida de um aplicativo nativo.

Quais são as vantagens?

Retenção e economia são as principais vantagens do PWA. Normalmente, ao utilizar um aplicativo o usuário segue um passo a passo – pode variar entre: buscar o app, instalar, abrir, se cadastrar, interagir e compartilhar. Em cada uma dessas etapas podemos perder até 20% do público, mas numa aplicação web esse caminho é encurtado.

Além disso, os custos de desenvolver um PWA são mais baixo, uma vez que se trata de apenas uma plataforma acessível para todos os usuários, independente do dispositivo.

Alguns cases de sucesso de PWA são: Alibaba e Flipkart

E as desvantagens?

Quando comparado aos apps nativos, os PWA ficam atrás por não oferecerem compatibilidade de lista de contatos, Near Field Communication (NFC) e bluetooth.

Outro ponto desfavorável é a resistência da Apple em aderir – por mais que a empresa não consiga ignorar por muito mais tempo.

1 responder

Os comentários estão fechados.