Apesar de recentes, os PWA (Progressive Web Apps) estão sendo rapidamente adotados pelo mercado. Um dos principais motivos é que essa tecnologia pode ser uma boa alternativa ao desenvolvimento de aplicativos nativos.

Dos apps existentes na App Store, apenas 40% deles foram baixados, e somente 25% dos que chegam aos celulares e tablets são usados.

Isso não quer dizer que os aplicativos não tenham mais espaço. Para muitos negócios os apps ainda fazem muito sentido.

No entanto, construir um aplicativo muitas vezes é uma solução muito cara para determinadas iniciativas, e o PWA acaba sendo uma alternativa mais barata para lançar e testar produtos.

 

Mas o que é PWA (Progressive Web Apps)?

 

De modo geral, os Progressive Web Apps são uma metodologia de desenvolvimento, que tornam a experiência de uso de uma página web pelo celular semelhante a de um aplicativo mobile.

Trata-se, portanto, de uma evolução híbrida entre um aplicativo e uma página web.

Vale comentar que a visão original de Steve Jobs, o co-fundador da Apple, era de que os aplicativos fossem aplicações web.

 

As principais características dos PWA são:

 

– Podem ser usados independente do browser ou dispositivo;

– Funcionam offline;

– Enviam push notifications;

– Permitem que o usuário adicione um ícone na tela principal do smatphone;

– Atualizam automaticamente;

– E oferecem uma experiência parecida de um aplicativo nativo.

 

Quais são as vantagens?

 

Retenção e economia são as principais vantagens do PWA. Normalmente, ao utilizar um aplicativo o usuário segue um passo a passo – pode variar entre: buscar o app, instalar, abrir, se cadastrar, interagir e compartilhar. Em cada uma dessas etapas podemos perder até 20% do público, mas numa aplicação web esse caminho é encurtado.

Além disso, os custos de desenvolver um PWA é mais baixo, uma vez que se trata de apenas uma plataforma acessível para todos os usuários, independente do dispositivo.

Alguns cases de sucesso de PWA são: Alibaba e Flipkart

 

E as desvantagens?

 

Quando comparado aos apps nativos, os PWA ficam atrás por não oferecerem compatibilidade de lista de contatos, Near Field Communication (NFC) e bluetooth.

Outro ponto desfavorável é a resistência da Apple em aderir – por mais que a empresa não consiga ignorar por muito mais tempo.

 

 

 

 

Gerenciamento de APIs: Por que é importante?
O movimento IoT no Brasil

Compartilhe

Compartilhe este post com seus amigos