O Outsourcing de TI é uma prática muito comum em empresas de diversos portes e setores da economia. Segundo estudo da Deloitte, 72% das empresas contratam esse tipo de serviço.

De acordo com a definição da Gartner, outsourcing de TI é o uso de serviços externos de tecnologia da informação, como desenvolvimento, manutenção e sustentação de aplicações, serviços de infraestrutura e softwares as a service.

A terceirização de serviços de TI tem crescido bastante no mercado. Isso porque a empresa contratante pode alcançar benefícios como flexibilidade, agilidade e aumento de qualidade.

Além disso, o outsourcing permite que a empresa foque no seu core business, sem deixar de ter uma equipe de TI eficiente a sua disposição.

 

Quais as vantagens do Outsourcing de TI?

 

De modo geral, as principais vantagens de terceirizar equipes de TI são ganhos em produtividade, custos e flexibilidade.

 

Produtividade

 

A especialização traz eficiência. O outsourcing viabiliza que as empresas contratantes tenham acesso ao serviço de profissionais especializados em determinadas tecnologias, o que torna o trabalho mais produtivo.

Por não terem contato direto com a cultura das empresas, os desenvolvedores também podem colaborar com uma nova visão do negócio e trazer ideias inovadoras.

Segundo a Selleo, mais de 60% das empresas que contratam terceiros afirmam confiar na qualidade do trabalho entregue.

 

Economia

 

O custo de ter uma equipe interna de TI vai muito além do salário. Existem diversos custos indiretos que tornam mais caro manter essa equipe eficiente, como espaço, equipamentos, ferramentas, capacitação, treinamentos e gerenciamento.

Ao contratar serviços externos, a gestão desse custo indireto fica sob responsabilidade do fornecedor.

 

Flexibilidade

 

Como não existe a necessidade de contratar e treinar novos funcionários, as empresas que usam serviços de terceiros conseguem aumentar e reduzir sua equipe de acordo com sua necessidade.

Desta forma, a flexibilidade do outsourcing permite que essas empresas atendam com mais agilidade as demandas e os prazos dos projetos.

 

 

 

 

Product Owner - Quais são suas principais responsabilidades?
Dados, Estatísticas e Tendências da Internet

Compartilhe

Compartilhe este post com seus amigos