Sócio-diretor da Opus Software, Edison Kalaf, fala sobre os impactos da crise na transformação digital das empresas

As mudanças causadas pela crise atual representam um enorme desafio. Empresas são confrontadas com a necessidade de avaliar cenários e acelerar projetos de transformação digital que já estavam em suas agendas estratégica e de investimento.

Em entrevista ao Insper, Edison Kalaf, sócio diretor da Opus Software, aponta que a pandemia criou um cenário imediato de transformações relacionadas à tecnologia. Neste cenário, surgem desde novas formas de relacionamento entre empresa, colaboradores e clientes, com atividades remotas, como a criação de serviços específicos no mercado.

Kalaf ressaltou que este momento trará grandes oportunidades, mas destacou alguns desafios enfrentados no curto prazo. “Organizações precisam aprender a trabalhar e ser eficientes utilizando ferramentas de comunicação e operação eletrônicas, em geral através da internet. Estes ambientes trazem à tona questões como usabilidade, segurança, flexibilidade de sistemas e infraestrutura que precisam ser avaliadas e definidas” disse.

Ele aponta ainda a necessidade de se promover uma base de conhecimento sólida para se tornar competitiva neste cenário. “Investir em conhecimento técnico de ponta nas áreas internas de TI e escolher fornecedores competentes, nestas áreas especificamente e em novas tecnologias em geral, são ações fundamentais para a condução dos processos de transformação digital.”

Para as empresas que estão iniciando seu processo de transformação digital, Kalaf percebe como uma boa estratégia a criações de “gatilhos”, com projetos específicos, como um caminho. “A ideia é investir em um ambiente, ou seja, nas competências e no conhecimento necessário para uma cultura de Transformação Digital permanente, a partir de uma demanda específica”, recomenda.

Confira entrevista completa aqui.

 

fique atualizado

Assine nossa newsletter e acompanhe as nossas novidades.