Se você trabalha com tecnologia ou design, provavelmente já ouviu falar em UX e UI.

 

Para desenvolver um produto digital com sucesso é necessário mais do que linhas de código. Com a complexidade trazida pela tecnologia, proporcionar ao usuário uma solução que resolva seus principais problemas de forma simples e intuitiva é o que de fato diferencia uma aplicação.

Nesse contexto, as competências relacionadas ao Design são fundamentais para criar experiências digitais únicas. Empresas como a Apple sabem muito bem disso.

Dentro do Design, os processos de desenho de UX (User Experience) e UI (User Interface) são importantíssimos. Compreendê-los é a chave para proporcionar as melhores experiências ao usuário, garantindo um diferencial competitivo que pode acelerar o crescimento do seu negócio.

 

O que é UI?

 

UI é a sigla em inglês para User Interface (Interface do Usuário) e se trata do espaço

de interação do usuário com a aplicação. Quando o assunto são produtos digitais, UI geralmente se refere a interfaces gráficas, ou seja, as telas das aplicações.

 

O responsável de UI deve garantir uma interface intuitiva, com boa visibilidade de botões textos e imagens.

O design da interface deve possibilitar uma fácil compreensão sobre as funcionalidades e caminhos que o usuário pode percorrer na plataforma.

É importante também que esse design esteja alinhado com o posicionamento da marca, sendo uma ferramenta de branding.

 

Diferentes dispositivos necessitam de diferentes interfaces. A interface de uma mesma aplicação no celular deve ser diferente no desktop, por exemplo. E isso também é um trabalho relacionado a UI.

As versões desktop e mobile devem ser similares, mas pensadas em suas especificidades – qual será a melhor forma de visualização dos conteúdos em cada versão, por exemplo.

 

Nos provedores de e-mail, a visualização das mensagens em smartphones costuma ser em lista – no caso do Gmail, para acessar pastas ou trocar de usuário, é necessário arrastar uma aba. A interface em desktop, por sua vez, permite a visualização de todos esses elementos numa única tela.

 

O que é UX?

 

UX corresponde à experiência do usuário (User Experience). Os profissionais dessa área são responsáveis por garantir que experiência de uso de um produto seja a melhor possível.

Para isso, são usadas diversas ferramentas e técnicas com objetivo de entender como maximizar o valor para o cliente.

Identificar suas principais dores, desafios e desejos é essencial nesse trabalho, e descobrir isso não é tão simples quanto parece.

Para que as experiências projetadas pelo time de UX sejam implementadas, é muito importante que os times de UX, UI e tecnologia estejam bem alinhados.

 

Nubank e Spotify são exemplos de produtos digitais com um excelente trabalho de User Experience.

O Nubank entrou no mercado de cartões de crédito oferecendo uma experiência totalmente digital. Sem possuir qualquer agência, seus clientes precisam apenas de um celular para abrir contas, receber um cartão e pagar suas faturas.

Já o Spotify conseguiu revolucionar o consumo de músicas nos smartphones, oferecendo um serviço de streaming com um amplo acervo de canções. A plataforma também permite baixar músicas para ouvir off-line, criar playlists, entre outras funcionalidades que tornaram esse produto um grande sucesso.

 

 

Por que é tão importante?

 

Assim como o Nubank e Spotify, podemos citar diversos outros casos que mostram como as competências de UX e UI podem ajudar a criar produtos digitais incríveis.

Gigantes da tecnologia como Google, Apple e Facebook já perceberam isso faz tempo.

Alinhado com a tecnologia, o design pode trazer ótimos resultados para negócios digitais, principalmente no início de projetos, onde existe alto grau de incerteza sobre o mercado.

 

Visando reduzir as incertezas e riscos dos projetos, oferecemos aos nossos clientes aqui na Opus o Sprint Zero.

Combinando um trabalho de investigação, análise e recomendação, nossa equipe conduz uma série de workshops com o objetivo de trazer melhorias e inovações em termos de funcionalidades, usabilidade e necessidades técnicas do projeto.

Como resultante, são desenvolvidos UX Workflows, mockups de alta fidelidade das telas (UI) e documentos técnicos do projeto.

 

Quer saber mais como podemos ajudar o seu projeto? Entre em contato conosco!

 

 

 

 

 

O que é SOA e quais são seus benefícios?
Scrum - Metodologia de desenvolvimento de software

Compartilhe

Compartilhe este post com seus amigos