PWA no iOS: quais os recursos habilitados pela Apple?

Recentemente, com a atualização do iOS 11.3, a Apple passou a suportar recursos básicos de Progressive Web Apps em iPhones e iPads – Service Workers e arquivos de manifesto. Até então, esses recursos só funcionavam no Android, mas agora também é possível utilizar PWA no iOS.

Nesse artigo, trouxemos os principais recursos habilitados pela Apple para PWAs, quais as limitações comparados com os apps nativos, e qual a diferença dos PWAs no Android e iOS.

PWA no iOS

Com a nova atualização, o processo de instalação de um PWA no iOS independe de uma aprovação da App Store. No entanto, o aplicativo será executado sob o modelo de execução e segurança do browser ou da Plataforma Web.

O PWA no iOS é capaz de acessar recursos de Camera, Audio, Geolocalização, Sensores e Apple Pay para realizar compras.

No entanto, em comparação com aplicativos iOS nativos, o PWA só pode armazenar dados off-line até 50 mb, não acessa recursos como Push Notifications, Face ID, ARKit, Bluetooth, Touch ID. Além disso, não é possível executar código no background, e nem acessar informações privadas do dispositivo, como contatos.

PWA no iOS vs. PWA no Android

A experiência dos PWAs no Android ainda é superior em relação ao iOS.

Diferentemente do iOS, no Android os PWAs podem armazenar mais de 50 Mb, não excluindo também os dados de aplicações inativas. Também são capazes de acessar Bluetooth, Reconhecimento de voz, Web Push Notifications, Web App Banner para instalar o aplicativo, entre outras funcionalidades.

Já no iOS, o usuário pode mudar o nome do ícone antes de instalar, e o app pode ser configurado por um perfil de configuração, para que usuários corporativos possam receber atalhos da empresa.

Muitos desenvolvedores estão reclamando de bugs e problemas relacionados ao suporte da Apple para PWAs, no entanto, não devemos perder a esperança já que, para muitos, os PWAs são o futuro da Web.

tecnologia agilidade e inovação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Insights de tecnologia para você!

Não compartilharemos seu e-mail com terceiros e também prometemos não enviar spams. Ao informar seu e-mail, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Conteúdos relacionados

Veja nesse artigo sobre inteligência artificial para negócios como adorar a IA de forma eficácia com o seu time.
Confira nesse artigo como é possível alcançar a Hiperprodutividade no desenvolvimento de software com o uso da IA.
Veja nesse artigo de Edison Kalaf, sócio diretor da Opus Software, como a TI não é apenas operacional, mas um agente ...