Qual é o momento certo para sua empresa inovar com um software personalizado? Descubra!

Um software personalizado, nada mais é, do que uma aplicação desenvolvida especialmente para contemplar anecessidades e interesses específicos de uma empresaEm tempos em que a transformação digital está cada vez mais acelerada, aqueles que possuírem os melhores softwares conseguirão criar vantagens competitivas no mercado 

Para se ter uma ideia, um estudo realizado pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo) em parceria com Oasis Lab Innovation Space, revelou que durante a pandemia do novo coronavírus, os investimentos do setor em transformação digital cresceu 87%. De acordo com a pesquisa, as inovações tinham como objetivo melhorar o atendimento ao consumidor, portanto 94% dos entrevistados investiram em novas soluções de meios de pagamento e 77% em análise de dados no ambiente online. 

Esse é um sinal de que as empresas podem ser mais efetivas em suas empreitadas na jornada de  transformação digital se focarem na experiência do consumidor. De acordo com artigo da Forbes, esse é um foco interessante, porque a jornada de compra de um cliente acaba se relacionando com a empresa de ponta a ponta, o que torna os benefícios da inovação tecnológica mais claros.  

Isso acontece porque, garantir que o cliente faça uma boa jornada de compra, acaba impactando diretamente nas metas financeiras das empresas. Assim, as organizações já sabem quais são os momentos cruciais dessa jornada e, portanto, o que vai causar melhorias na experiência.  

Quando o assunto é software muitas empresas acabam optando por soluções prontas, com baixo potencial de customização, o que dificulta a criação de vantagens e diferenciais competitivosPensando nisso, nesse post sobre software personalizado vamos falar sobre:  

Software personalizado: como criar uma vantagem competitiva

“Nosso negócio não é o que está nessas caixas marrons. É o software que envia essas caixas, disse Jeff Bezos, enquanto CEO da Amazon, de acordo como relato de Jeff Lawson, CEO da Twilio, para a Harvard Business Review 

Lawson, trabalhou com Bezos antes de se tornar CEO da Twilioe nesse artigo levanta pontos relevantes sobre como os softwares podem se tornar os diferenciais competitivos das empresas. Nesse relato por exemplo, Bezos explica que o real diferencial competitivo da Amazon não é o serviço de entrega em si, mas o software que coordena toda essa operação.  

Portanto, em uma economia digital, aquele que possuir o melhor software acaba ganhando. Não à toa, a Amazon é considerada uma das marcas mais valiosas do mundo e uma verdadeira inspiração para muitas empresas.  

Por isso, Lawson chama a atenção para o uso de softwares “one-size-fits-all”, que não podem ser customizados e acabam prejudicando o desenvolvimento de setores chave do seu negócio, até porque como você vai conseguir se diferenciar no mercado quando está utilizando os mesmos softwares que todo mundo? Para ele a dúvida “construir ou comprar um novo software pode ser substituída por “construir ou morrer”. Interessante, não?  

Assim, a área de desenvolvimento de software passa a adquirir ainda mais relevância, porque ela atua de forma criativa na resolução de problemas e também de forma estratégica, criando esses diferenciais competitivos 

Importante ressaltar também, que muitas empresas quando pensam em modernização ou mesmo em transformação digital, começam por treinamentosabordando temas voltados para a metodologia ágil 

Isso porque, de acordo com essa pesquisa da consultoria McKinsey, grande parte das empresas com baixa maturidade digital no Brasilreconhece que a inovação é uma necessidade, mas por possuírem mais dificuldade em colocar essas ações em prática, acabam optando por capacitação teórica. Apesar de treinamentos serem fundamentais para a formação de equipes é necessário criar espaços para testes, aprendizado e desenvolvimento 

Lawson aponta também que, atualmente, é mais fácil desenvolver softwares do que era há 10 anos atrás. Para citar um exemplo, os avanços tecnológicos permitiram que as aplicações possam ser desenvolvidas com a arquitetura de microsserviços. Com baixo acoplamento, autonomia, alta escalabilidade e dinamismo, esse tipo de arquitetura facilita os processos de manutenção e atualização a longo prazo, melhorando até o custo-benefício de um software.  

Isso significa que softwares personalizados podem ser construídos para suprir as necessidades da organização de forma única, para que você não precise esperar meses para ganhar uma nova feature 

Até porque, você também pode contar com a expertise das outsourcings de TI, como a OPUS, que possui mais de 30 anos no mercado, desenvolvendo soluções customizadas, de acordo com a necessidade estratégica da organização, de forma ágil e segura. Quer saber mais? É só entrar em contato com a gente 

Abaixo, você confere alguns cases de sucesso apontados por Lawson no artigo da Harvard Business Review 

>>Leitura recomendada: Como a aceleração digital te ajuda a superar os desafios da mudança

Case de sucesso 

Domino’s 

Em 2010, quando Patrick Doyle se tornou CEO do Domino’sele entendeu que em um negócio de commodity a melhor forma de criar uma vantagem competitiva seria por meio do aperfeiçoamento da experiência de compra do cliente.  

rede de pizzas então, começou esse projeto fazendo uma integração da equipe de marketing com a de desenvolvimento. Juntos, esses times criaram um aplicativo com features inovadoras, incluindo a possibilidade de os clientes acompanharem em tempo real o progresso dos pedidos, desde o momento da produção até eles saírem para a entrega, por exemplo.  

Esse software personalizado permitiu que o Domino’s se tornasse a maior redes de pizzas na América. Inclusive, até o valor das ações da empresa subiu de 32 dólares para 400, superando a performance da Apple, Facebook e do Google em 2012.  

ING 

O ING, instituição financeira de origem neerlandesapassou por uma transformação similar a do Domino’s quando Ralph Hamers se tornou CEO em 2013Seguindo a linha das startups de tecnologia, ele tornou o banco umorganização digital first 

Hamers começou a investir no desenvolvimento de software, encorajando a equipe de tecnologia a ser criativa e se arriscar, o que resultou na criação de uma programa utilizado pelo time de customer service, que a longo prazo apresentou melhor custo-benefício e performance do que o utilizado anteriormente (que era comprado) 

Além disso, agora o ING pode adicionar novas funcionalidades a esse software sempre que for necessário.  

BRK Ambiental  

A BRK Ambiental, maior empresa privada de saneamento do Brasil, atua por meio de parcerias público-privadas e concessões na gestão de serviços de água e esgoto e no desenvolvimento sustentável de soluções ambientais.    

Em 2019, ela começou um processo transformação digital de canais, com o objetivo de se aproximar mais dos clientes e oferecer uma experiência de qualidade e unificada para todas as regiões atendidas por eles.  

Pensando nisso, em parceria com a OPUS Software se iniciou o projeto de modernização arquitetura, o que possibilitou, em poucos meses, que a BRK já oferecesse novos serviços para seus clientescomo por exemploo pagamento via cartão de crédito.  

Em paralelo, a migração da arquitetura de monolito para uma arquitetura de microsserviços segue, garantindo que a BRK condiga atender às demandas da transformação digital em curso  sobretudo aquelas relacionadas à jornada do consumidor – de forma muito mais rápida e escalável 

>>Leitura recomendada: Scrum – Metodologia de desenvolvimento de software 

Quando e como adotar um software personalizado? 

Saber o momento certo para inovar dentro de uma organização é um verdadeiro desafio. Isso porque, é importante entender que os softwares personalizados são um diferencial estratégico para a empresa, já que é por meio deles que é possível conquistar resultados de sucesso, como você pode conferir nas empresas que citamos acima. 

Isso então significa que sim, alguns problemas podem ser resolvidos com soluções que já estão disponíveis no mercadopara que você consiga focar os esforços na construção de algo que possa gerar um grande impacto, como é o caso da Amazon.  

As dicas que trazemos abaixo são justamente para que você consiga avaliar o seu cenário e o real diferencial que um software personalizado pode trazer para a organização. Portanto, é necessário entender:  

  • complexidade do problema que precisa ser resolvido;  
  • expertise técnica necessária 
  • Orçamento disponível para o investimento 
  • tempo que levaria o desenvolvimento 

Existem alguns indícios que tornam mais evidentes a necessidade por um software personalizado, são eles: 

  • Necessidade por novas funções;  
  • Melhoria do custo-benefício, ainda que a longo prazo;  
  • Maior grau de flexibilidade;  
  • Melhor usabilidade;  
  • Otimização do tempo.  

Essas informações podem ser obtidas por meio de análises internas, tanto quantitativas, quanto qualitativas, quando, por exemplo, um time expressa uma necessidade por um software específica 

A partir do momento que essas informações são reunidas, fica mais fácil comprovar essa necessidade para a diretoria ou para o board, por exemplo. Com isso em mente, chegou o momento de escolher quem vai desenvolver esse software personalizado.  

Como já mostramos nos exemplos acimaem muitos casos, além de desenvolver o software é necessário oferecer suporte, manutenção e até mesmo implementar novos recursos ao longo do tempoPortanto, você pode optar por uma empresa parceiracomo a OPUS, que já possui conhecimento técnico apurado e vai conseguir te dar o suporte necessário 

Antes de escolher essa empresafique atento a:  

– Qualidade do produto oferecido, busque por referências e cases do portfólio da empresa; 

 – Manutenção e suporte oferecidos a longo prazo;  

 – Flexibilidade, para se adequar às necessidades primárias da empresa;  

 – Expertise e método utilizado no desenvolvimento do software personalizado;  

 – Prazos e entregas, afinal não existem soluções milagrosas;  

 – Possibilidade de adicionar novas funcionalidades no futuro.  

>>Leitura recomendada: Sensemaking: como analisar o contexto em projetos ágeis

Software Mindset

No artigo de Lawson, que mencionamos acima, ele apresenta um conceito chamado software mindset“, que nada mais é do que algumas dicas para direcionar o pensamento no desenvolvimento de aplicações, seja para orientar uma equipe ou para pensar em um projeto de software personalizado em parceria com uma empresa especializada.  

Foque nos problemas e não nas tarefas: dependendo da área que está demandando o software, é normal que eles cheguem com uma ideia pronta, esperando apenas que a equipe técnica possa colocar os planos em prática. Entretanto, é interessante deixar que desenvolvedores façam parte do processo de construção da solução, afinal, como especialistas em tecnologia eles podem contribuir de forma considerável para o software que será desenvolvido.  

Como já comentamos acima, no case de sucesso da BRK Ambiental, o gestor responsável pelo desenvolvimento desse projeto junto a OPUS, destacou justamente a importância desse processo de cocriação, que possibilitou o desenvolvimento de uma solução moderna, tecnológica e com excelente custo-benefício.  

As falhas fazem parte do processo: projetos inovadores não são construídos de uma hora para outra, aliás, é a partir de muita experimentação e pesquisa que é possível trilhar os caminhos da inovação. Afinal, os fracassos devem ser utilizados como aprendizado e não como punição.   

Agilidade: como mercado é cada vez mais competitivo, aquele que conseguir colocar uma ideia em prática com mais agilidade e qualidade acaba saindo na frente.  

Proximidade com o público-alvo: para se desenvolver um software personalizado é necessário entender quem vai utilizá-lo, quais são as necessidades, perfil etc. Do contrário, você pode até criar o melhor software, com a melhor tecnologia, porém vai acabar não obtendo o impacto desejado se ignorar os anseios do seu público (seja ele interno ou externo).  

Cada organização vai se adaptar a esses conceitos de acordo com a necessidades. Entretanto, é importante ter em mente que esses princípios realmente colaboram para uma mudança de pensamento, que pode ser muito benéfica, especialmente pensando em melhorias para aumentar o grau de competitividade da sua empresa.   

>>Leitura recomendada: UX design: descubra os benefícios da experiência do usuário na fidelização dos clientes 

5 benefícios de um software personalizado

Agora que você já sabe identificar o melhor momento para implementar um software personalizado e que isso pode ser realizado por uma outsourcing de TInós também vamos listar abaixo os principais benefícios dessa escolha:  

1. Diferencial competitivo 

Seguindo a lógica, quando você possuiu algo que é único, acaba criando um diferencial e se destacando no mercado. Com os softwares personalizados é a mesma coisa!  

Nesse caso, estar alinhado com as necessidades do seus clientes pode te dar várias ideias de como os softwares podem suprir esses desejos, criando também vantagens competitivas.  

2. Otimização de processos 

A busca por um fluxo de trabalho cada vez mais fluído é uma constante nas empresas. Isso porque, quanto mais impedimentos ou gargalos há nas suas etapas de desenvolvimento mais tempo vai levar para você finalizar um projeto, por exemplo.  

O uso de um software personalizado te permite atacar diretamente um problema específicoe assim como no caso do ING otimizar os processos de uma área.  

3. Segurança no compartilhamento de dados

Por conta da implementação da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) no Brasil, os temas de segurança de dados e cibersegurança tem se tornado cada vez mais relevantes dentro das organizações. Afinal, é necessário proteger seus próprios dados e também os dos seus clientes.  

Os softwares personalizados te dão maior controle dessas diretrizes e mais oportunidade de criar essemecanismos de proteção.  

4. Custo-benefício

Em um software personalizado não existem funcionalidades extras que acabam sendo deixadas de lado. Ou seja, você adquire algo que vai ser utilizado em sua totalidade.  

Além disso, por conta da otimização de processos, será possível perceber, por exemplo, uma melhora na gestão do tempo ou mesmo na qualidade das entregas, que acabam comprovando o valor que aquele software personalizado tem para a organização.  

Se esse programa for direcionado para o seu cliente, como no caso do Domino’s, as pesquisas de satisfação e as métricas obtidas a partir do uso da aplicação, vão comprovar a eficiência e justificar o investimento nesse tipo de tecnologia.  

5. Eficiência 

Esse item acaba sintetizando bem a proposta dos softwares personalizados. Isso porque, todos os item citados acima vão colaborar para o aumento da eficiência, seja na performance diária, na satisfação do cliente ou na proteção dos seus dados.  

Até mesmo porque, um real diferencial competitivo de mercado é resolver o problema e ainda entregar a melhor experiência possível  

>>Leitura recomendada: Como fazer um planejamento estratégico de TI eficiente

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