Multicloud: múltiplas nuvens a favor dos objetivos da sua empresa

A migração das operações de trabalho para as plataformas na nuvem facilita e acelera a mudança para o trabalho remoto, além de dar suporte às novas demandas dos clientes. Em Cloud Computing, o Multicloud pode ser a melhor abordagem para empresas que buscam otimizar os seus recursos e gastos com infraestrutura em nuvem: ela se refere ao uso de diferentes nuvens provindas de vários fornecedores, ou seja, acesso a recursos, segurança, infraestrutura subjacente e outros elementos específicos às ofertas do fornecedor.

Segundo o Relatório de Estado da Nuvem de 2021 da Flexera, 92% das empresas já adotam uma estratégia Multicloud, fazendo um misto de nuvem pública e nuvem privada. Os benefícios do uso de várias nuvens podem ser atraentes, mas deve haver um planejamento adequado para que não haja gastos desnecessários. Quando os recursos da nuvem de vários provedores são conectados e trabalhados de maneira organizada, as cargas de trabalho são executadas harmoniosamente, agilizando processos e reduzindo custos, tornando a Multicloud um lugar importante para as empresas estarem.

Em uma pesquisa de 2020 do Logic Monitor, 87% dos tomadores de decisão globais de TI concordaram que a pandemia faria com que as organizações acelerassem a migração para a nuvem, antecipando um declínio nas cargas de trabalho locais até 2025. Essa migração dá à líderes e organizações resilientes, a oportunidade de modernizar sua estrutura tecnológica, com infraestrutura de nuvem escalável.

Para aproveitar o melhor da Cloud Computing, as companhias que operam aplicativos e armazenam dados de negócios digitais já combinam a arquitetura de nuvem de acordo com a sua necessidade, distribuindo seus servidores em regiões diferentes. Continue a leitura e saiba mais sobre a Multicloud e como a implementação desse tipo de nuvem pode ajudar sua empresa a crescer.

 

Estratégia de Multicloud

Por diversos motivos, muitos CIOs e CEOs ainda mantêm aplicativos e infraestruturas fora da nuvem, o que pode ser eficiente e estável. Mas, agilizar essas tecnologias e fazê-las funcionar com o desempenho máximo é um dos benefícios que estratégias de Multicloud podem oferecer.

Porém, simplesmente mover os sistemas como estão para a nuvem (abordagem lift-and-shift) não compensa, é apropriado que haja um planejamento e certas alterações propícias ao novo sistema. A escolha de qual nuvem pública, privada ou híbrida utilizar vai depender dos objetivos buscados para cada atividade realizada e necessidade.

Uma das opções para otimizar os processos da empresa utilizando a Multicloud é aplicar alguns dos princípios de gerenciamento de nuvem, enquanto os administradores podem continuar trabalhando com recursos locais. No caso, esse gerenciamento, voltado principalmente ao armazenamento, economiza tempo humano, já que retira essa atividade do escopo diário.

A interoperabilidade entre vários ambientes de nuvem é crucial, ou seja, antes de contratar um serviço de provedor de nuvem, é necessário verificar se ele consegue ter uma boa interação com os outros que já fazem parte da sua estratégia. A complexidade e a segurança quanto a integração de dados continuam sendo as principais preocupações dos líderes nessa mudança.

Por isso, ter sucesso com múltiplas nuvens requer gerenciamento de segurança, integração de dados e custos mais simplificados e integrados, mesmo utilizando plataformas, ferramentas, painéis e abordagens de configuração diferentes. É isso que uma boa estratégia de Multicloud vai buscar.

>> Leitura Recomendada: Como fazer um planejamento estratégico de TI eficiente

 

Qual a relação do Multicloud com DevOps?

Tal desafio de migrar dados entre nuvens talvez seja a maior barreira para uma estratégia Multicloud bem-sucedida. Um relatório da Omdia revelou que a incapacidade de mover cargas de trabalho entre as nuvens está diminuindo a adoção da computação em nuvem entre 52% das empresas pesquisadas. Pequenas migrações normalmente são bem-sucedidas, mas quando se trata de dimensionar a nuvem, há dificuldades. Nesse momento é que o DevOps pode simplificar os processos.

O DevOps incentiva uma ótima comunicação e colaboração (em outras palavras, trabalho em equipe) para desenvolver softwares de melhor qualidade, mais rapidamente e com mais confiabilidade.

DevOps somado aos processos em cloud é um multiplicador que pode melhorar o desempenho em até 81%, de acordo com o relatório da Dynatrace. A pandemia impulsionou a necessidade de simplificar os processos e torná-los menos dependentes de humanos, incentivando as organizações a explorar o valor da Inteligência Artificial ​​em nuvem e dos serviços de Machine Learning.

As estratégias de DevOps devem evoluir para trazer novas e flexíveis técnicas de comunicação e colaboração que considerem ambientes de trabalho cada vez mais fragmentados, remotos e heterogêneos. À medida que as organizações aceleram seus programas de nuvem, certas abordagens podem evitar custos de atualização de infraestrutura. Os programas de modernização da nuvem podem adotar o DevOps para alinhar o desenvolvimento de TI e as operações de negócios e obter maior agilidade de entrega, mantendo a flexibilidade.

>> Leitura recomendada: Como gerenciar suas aplicações em nuvem com a Infrastructure as a Code (IaC)

 

Conheça os principais benefícios dessa tecnologia!

Uma estratégia Multicloud oferece diversos benefícios às empresas, arquitetando uma solução flexível e de alto desempenho, com infraestrutura digital e eficaz. Nem todas as cargas de trabalho têm o mesmo desempenho em todas as nuvens e uma estratégia eficaz traz a liberdade de usar a melhor nuvem possível para determinada carga de trabalho.

Escolher uma abordagem Multicloud permite que as empresas as implantem e executem de forma mais eficiente, com redução de custos e aumento de desempenho. A liberdade de escolha e diversificação de fornecedores dá às organizações mais flexibilidade, permitindo que aproveitem as melhores soluções alinhadas aos objetivos da empresa.

Maior poder de negociação também é um benefício sentido por empresas que adotam a Multicloud. A capacidade de mover cargas de trabalho entre diferentes nuvens coloca organizações em uma posição mais forte de negociar vantagens comerciais, ajudando a reduzir custos e otimizar as despesas gerais de TI, com inovação disruptiva.

Além disso, com atividades orquestradas através de várias nuvens, empresas podem reduzir o risco de interrupção do serviço se uma nuvem cair. Uma estratégia Multicloud bem projetada também ajuda a aumentar a segurança, à medida que cada provedor de nuvem oferece segurança adicional.

>>Leitura recomendada: Data Analytics: o suporte ideal para a tomada de decisões

 

Quais são as principais práticas de segurança para essa área?

Embora a adoção da combinação de várias nuvens, privadas, públicas e híbridas, utilizando vários provedores de cloud pareça estar crescendo, as empresas também enfrentam desafios com esse modelo de TI: a segurança e a integração de dados em diferentes ambientes são os principais desafios com a implantação Multicloud.

De acordo com a Enterprise Cloud Index (ECI) de 2022, pesquisa sobre a adoção da nuvem no setor financeiro da Nutanix, as organizações de serviços financeiros foram as que menos adotaram a computação em nuvem comparada a outras indústrias, ficando atrás da média global em 10%. Isso se deve, em grande parte, às dúvidas quanto à segurança de um ambiente em nuvem.

Em Cloud Computing, as informações são armazenadas em conjunto e podem ficar disponíveis a todos os usuários que têm acesso a essa nuvem. Uma falha na segurança poderia significar dados acessados por pessoas indevidas. Por isso, alguns hábitos e boas práticas de segurança podem ser colocados em uso para preservar as informações:

  • Utilize estratégias de mascaramento e ocultação de dados, como tokenização e criptografia;
  • Verifique sempre atualizações e correções que devem ser feitas no sistema. Todos os aplicativos devem estar sempre atualizados para que não apresentem vulnerabilidades;
  • Garanta proteção extra quando esse serviço é oferecido pelo provedor de serviços em nuvem e pesquise se essa proteção é verificada por outros usuários;
  • Utilize ferramentas e tecnologias como corretores de segurança de acesso à nuvem: logon único; autenticação em diversos fatores; perfil do dispositivo; alertas; autorização, entre outros.

De acordo com o provedor de software de segurança McAfee, 52% das empresas experienciam melhor segurança em cloud do que com TI tradicional. Há uma corresponsabilidade a favor da segurança de dados: o provedor de cloud é responsável por garantir a infraestrutura em cloud e o cliente é responsável por proteger seus dados com as boas práticas citadas.

>> Leitura recomendada: Afinal, o que é Computação em Nuvem? E o que não é?

 

Por que usar soluções de Multicloud?

A Multicloud veio para ficar. O caminho para o sucesso em várias nuvens nem sempre é simples, mas há soluções que podem auxiliar a implementação desse novo sistema. Segundo a pesquisa mencionada anteriormente, da Nutanix, espera-se que a adoção da Multicloud pelas organizações de serviços financeiros suba de 26% para 56% até 2025, seguindo a tendência global.

Ela também indica que as múltiplas nuvens são o modelo de TI dominante em uso no mundo todo e que o Brasil lidera essa adoção de Multicloud, seguido pelo UK e França. Isso significa uma modernização das organizações brasileiras para modelos de operação mais eficientes, com redução de custos e melhor emprego da energia humana.

Se sua empresa já está imersa em um ambiente multinuvem, ou está apenas começando a testar esse modelo, utilizar a estratégia certa é essencial para aproveitar o melhor que a operação em várias nuvens pode oferecer. Os modelos de trabalho foram alterados de forma profunda nos últimos anos, levando as organizações à melhores práticas de DevOps, que aumentam a colaboração e introduzem novas abordagens para um mundo distribuído e remoto. Uma combinação de soluções Multicloud, segurança e DevOps distribuído pode ajudar a criar um futuro de infraestrutura de negócios virtual triunfar.

Quer conversar mais sobre Multicloud e com ela pode ajudar a sua empresa? Entre em contato conosco.

modernização de aplicações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Insights de tecnologia para você!

Não compartilharemos seu e-mail com terceiros e também prometemos não enviar spams. Ao informar seu e-mail, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Conteúdos relacionados

Veja nesse artigo sobre inteligência artificial para negócios como adorar a IA de forma eficácia com o seu time.
Confira nesse artigo como é possível alcançar a Hiperprodutividade no desenvolvimento de software com o uso da IA.
Veja nesse artigo de Edison Kalaf, sócio diretor da Opus Software, como a TI não é apenas operacional, mas um agente ...